Nota de Pesar pelo Falecimento do Ex-Vereador VINCENZO RÁO

Vincenzo Ráo nasceu em 18 de setembro de 1937 em Nicastro, Itália, filho de Domênico Antonio Ráo e Grazia Pronesti Ráo, sendo seus irmãos Michele Ráo, Teresina Ráo Dadona, Rosina Ráo e Gilda Ráo Guimarães.

Viveu na Itália durante treze anos, onde estudou até o quinto ano primário.

Chegou ao Brasil em outubro de 1950, residiu por dois anos e meio em Neves Paulista juntamente com sua família, trabalhando como marceneiro ao lado do pai.

Em maio de 1953 vieram para General Salgado, trabalhando na fábrica de móveis montada pelo Senhor Francisco Zoccal na Fazenda Santa Tereza, ao lado da serraria então existente.

Em junho de 1956, juntamente com seu pai, montou a Fábrica de Móveis Leonessa na Rua Euflauzino Teodoro de Castilho e em 1958 abriu a Loja de Móveis Leonessa.  Neste período também tiveram um cinema que funcionou por aproximadamente três anos.

Foi campeão por três anos consecutivos (1957-58-59) da prova de ciclismo de primeiro de maio (tradicional na época).

Contraiu matrimônio em 26 de dezembro de 1959 com Olga de Castro, com quem teve cinco filhos: Rosângela, Rosicler, Roberto, Renata e Reneé.

Entre 1960 e 1965 trabalhou com seu caminhão em linha de leite e também levando café da região até o porto de Santos e trazendo móveis de São Bernardo do Campo.  Fez trezentas e trinta ligações de água na cidade, ligando as casas à linha mestre da rua, entre a atual Creche e a Rua Leôncio da Cunha Viana e Avenidas Candido José da Silva e Salustiano Luiz Marques.

Os bancos da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores foram feitos por ele juntamente com seu irmão Michele, bem como as formas para as primeiras guias e sarjetas.  Fez também a carreta fechada para transporte de carne, que até então era transportada em carrinho de tração animal.

Com o falecimento de seu pai em 1967 a Loja de Móveis Leonessa passou a se chamar Loja de Móveis Irmãos Ráo Ltda.

Foi representante da Ultragaz em General Salgado durante oito anos.

Teve também um supermercado em sociedade com seu irmão Michele e o cunhado Virgínio Borges Guimarães, que funcionou por quatro anos.

Foi um dos 101 (cento e um) colaboradores para a construção da Praça da Vila Maria, erguida com recursos doados pelos moradores em 15 de setembro de 1970.

Foi sócio fundador do Clube de Regatas Salgadense e também colaborou com a fundação da Cooperativa Regional de Ensino.

Sócio fundador da Associação de Tradições Rurais de General Salgado, título n.º 40.

Eleito vereador por três mandatos consecutivos, sendo o primeiro em 1976 com 244 votos com duração de seis anos, o segundo em 1982 com 216 votos por mais seis anos e o terceiro em 1988 com 267 votos com mandato de quatro anos, num total de dezesseis anos de legislativo.

No Biênio 1977-1978 o Senhor Vincenzo Ráo fez parte da Comissão de Finanças e Orçamento como Presidente; e, da Comissão de Cultura e Assistência Social como Membro.  No Biênio 1979-1980, fez parte da Comissão de Cultura e Assistência Social como Vice-Presidente.

No Biênio 1983-1984 fez parte da Comissão de Finanças e Orçamento como membro.  No mesmo Biênio fez parte da Comissão de Cultura e Assistência Social como membro.

No Biênio 1985-1986 fez parte da Comissão de Finanças e Orçamento como membro; e, na Comissão de Obras e Serviços Públicos como Vice-Presidente.  E finalmente na Comissão de Cultura e Assistência Social como Membro.

No Biênio 1989-1990 fez parte da Mesa Diretora como Vice-Presidente.  No mesmo Biênio fez parte da Comissão de Finanças e Orçamento como Presidente. Foi dos fundadores da Destilaria Generalco em 1980, sendo eleito vice-presidente por treze anos consecutivos até 1993.  Retornou em 1998 permanecendo até sua venda.